segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cuidado com as cólicas, pode haver algo errado em seu organismo!



O assunto de hoje são as dolorosas cólicas, com as quais muitas mulheres sofrem todo mês, e comigo não é diferente! Desde minha menarca comecei a sentir cólicas terríveis, cheguei até a desmaiar certa vez, mas por achar que era algo normal, não procurava o médico. 

Então, no primeiro ano da faculdade (em 2009), com medo de sentir as benditas bem em época de provas e trabalhos, marquei uma consulta para ver se havia maneira de amenizá-las, pois, os remédios tradicionais como Atroveran, não surtiam efeito em mim. Bom, minha primeira ida ao ginecologista foi frustrante, ele não pediu exames nem nada, apenas me passou um remédio anticoncepcional e disse que ele regularia meu ciclo e amenizaria as cólicas, ele realmente amenizou um pouco, mas por outro lado me trouxe estrias roxas horríveis, que tomaram conta das minhas coxas e bumbum. Então retornei ao médico, e fui maltratada, inclusive, ele jogou caixas de remédio em mim e mandou me virar =O

Então troquei de médico, e ao contrário do outro, ele mandou eu suspender o uso do remédio para poder diagnosticar o que causava minhas cólicas antes de tomar o anticoncepcional, me pediu muuuitos exames, e lá fui eu !

Como resultado, descobri que meu ovário tinha micropolicistos, e que provavelmente isso que causava minha dor, também descobri que isso é super comum, muitas mulheres tem, então não é algo preocupante, porém, havia um agravante na minha situação, esses cistos estava desregulando minha insulina, que não estava tendo força para quebrar a glicose, então meu pâncreas estava se esforçando tanto que se eu não diagnosticasse logo eu desenvolveria rapidamente uma diabetes. A partir desses diagnósticos, ele me receitou um anticoncepcional adequado para minha situação e também remédios para controlar a insulina.

Dessa forma, se eu não tivesse procurado um médico para saber o motivo das cólicas, provavelmente meu pâncreas estaria bem destruidinho agora. Minhas cólicas depois da medicação que ele me passou também melhoraram muito, eu quase não sinto, só no primeiro dia que ela da umas pontadas, mas daí o Ponstan resolve. Porém, alguns dias atrás comecei a sentir pontadas nos ovários, e hoje fui ao médico e descobri que o problema com a insulina se agravou um pouco =/ então vou ter que dar adeus ao meu chocolate diário =( e por isso resolvi fazer esse post. 

Também dei uma pesquisada para saber quais outros problemas podem causar cólicas e descobri esses:
  • Endometriose (É uma doença muito comum, e se não tratada pode deixar a mulher estéril)
  • Fibroide (Eu nunca tinha ouvido falar, mas pelo que li são tumores benignos muito comuns também)
  • Doença pélvica inflamatória
  • Infecção sexualmente transmitida
  • Estresse e ansiedade

Enfim é isso, só queria compartilhar isso com vocês porque muitas assim como eu podem achar que é normal ter cólicas e não procuram um médico. Mas vale ressaltar que nem toda dor é indício de doença, então nem precisa se descabelar, contudo é importante se prevenir ;)


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem escreve


Karina, 29 anos, cambeense, historiadora e intérprete de LIBRAS, viciada em internet, redes sociais, séries e joguinhos, estou aprendendo a ser mulherzinha depois de anos sem autoestima e vaidade, e criei esse espaço para falar um pouco sobre todas essas Karinisses!

Siga no Instagram

Snapchat

Snapchat

Seguidores

Arquivos do Blog

Pin It button on image hover